Rede municipal realiza primeira Avaliação de Qualidade da Educação Infantil

09/10/2018 | 14:37 | Notícia

Iniciativa pioneira tem objetivo de analisar e aperfeiçoar ensino ofertado em creches e pré-escolas de Muriaé


Iniciativa pioneira em Muriaé está auxiliando equipes gestoras a avaliar o ensino ofertado em creches e pré-escolas das escolas municipais da cidade. A primeira Avaliação de Qualidade da Educação Infantil “Alicerce” será uma ferramenta de auxílio para analisar e aperfeiçoar as práticas educativas na cidade, a fim de aprimorar a qualidade do trabalho de acordo com as condições de cada escola e do sistema, definindo prioridades e estratégias.

O encontro aconteceu na noite de segunda-feira (8), na Escola Municipal Clara de Castro Rogério, no Porto, e contou com a participação de diretores, vice-diretores, representantes de pais de alunos, corpo docente, auxiliares de serviços gerais e pedagogos, que são membros do Conselho Escolar, além das técnicas da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL).

A iniciativa é realizada pela SMEEL – Assessoria Pedagógica da Educação Infantil. O documento foi elaborado de acordo com a Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do Ministério da Educação e com o Plano Decenal Municipal de Educação 4990/2015.

Durante o encontro, o público avaliou o trabalho das escolas respondendo a perguntas que integravam indicadores de qualidade de trabalho, como: planejamento institucional; multiplicidade de experiências e linguagens; interações; promoção da saúde; espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; e espaços comunicacionais, cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Avaliação contribuirá para elaboração do Plano de Ação Escolar

A autoavaliação realizada por parte dos gestores e integrantes dos Conselhos Escolares das escolas da rede municipal visa prepará-las para 2019, quando a Educação Infantil passará a ser avaliada em âmbito nacional, integrando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compondo a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O próximo passo é consolidar as respostas e se reunir com cada escola. Os resultados obtidos vão contribuir para a elaboração do Plano de Ação Escolar para 2019.

Comentários

comentarios

 RECEBA AS NOTÍCIAS

Av. Maestro Sansão, 236, Centro - Muriaé, MG

CEP 36880-002 / Telefone / Fax: (32) 3696-3320

Desenvolvido por

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support