Rede municipal realiza primeira Avaliação de Qualidade da Educação Infantil

09/10/2018 | 14:37 | Notícia

Iniciativa pioneira tem objetivo de analisar e aperfeiçoar ensino ofertado em creches e pré-escolas de Muriaé

Iniciativa pioneira em Muriaé está auxiliando equipes gestoras a avaliar o ensino ofertado em creches e pré-escolas das escolas municipais da cidade. A primeira Avaliação de Qualidade da Educação Infantil “Alicerce” será uma ferramenta de auxílio para analisar e aperfeiçoar as práticas educativas na cidade, a fim de aprimorar a qualidade do trabalho de acordo com as condições de cada escola e do sistema, definindo prioridades e estratégias.

O encontro aconteceu na noite de segunda-feira (8), na Escola Municipal Clara de Castro Rogério, no Porto, e contou com a participação de diretores, vice-diretores, representantes de pais de alunos, corpo docente, auxiliares de serviços gerais e pedagogos, que são membros do Conselho Escolar, além das técnicas da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL).

A iniciativa é realizada pela SMEEL – Assessoria Pedagógica da Educação Infantil. O documento foi elaborado de acordo com a Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do Ministério da Educação e com o Plano Decenal Municipal de Educação 4990/2015.

Durante o encontro, o público avaliou o trabalho das escolas respondendo a perguntas que integravam indicadores de qualidade de trabalho, como: planejamento institucional; multiplicidade de experiências e linguagens; interações; promoção da saúde; espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; e espaços comunicacionais, cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Avaliação contribuirá para elaboração do Plano de Ação Escolar

A autoavaliação realizada por parte dos gestores e integrantes dos Conselhos Escolares das escolas da rede municipal visa prepará-las para 2019, quando a Educação Infantil passará a ser avaliada em âmbito nacional, integrando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compondo a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O próximo passo é consolidar as respostas e se reunir com cada escola. Os resultados obtidos vão contribuir para a elaboração do Plano de Ação Escolar para 2019.