Prefeitura orienta que muriaeenses com suspeita de conjuntivite procurem Unidades de Saúde

07/03/2018 | 14:53 | Notícia

Início do ano registra aumento do número de casos na cidade; atendimento é oferecido gratuitamente nas UBS’s

Muriaé vem registrando casos de conjuntivite desde o mês de fevereiro. Uma média de 64 ocorrências foram registradas entre o dia 23 do último mês e a última terça (6). A Prefeitura aconselha que as pessoas com sintomas procurem as Unidades de Saúde para a realização de consulta médica e tratamento. A orientação é que os muriaeenses lavem as mãos com frequência e não cocem os olhos para evitar a contaminação.

Os sintomas mais comuns da conjuntivite são: irritação nos olhos, inchaço na pálpebra, olhos vermelhos, sensação de “areia” nos olhos, intolerância à luz, aumento de secreção ocular e lacrimejamento.De imediato deve se usar o soro fisiológico gelado, fazer compressas sobre as pálpebras e também limpar a região com freqüência. Não compartilhem objetos de uso pessoal, como toalhas, maquiagens, óculos, travesseiros e fronhas. Evitem coçar os olhos, lavem as mãos frequentemente, evitem banhos de mar e piscina, assim como procurem não frequentar locais com aglomeração e ambientes fechados, pelo menos nesse período”, explicou o secretário de Saúde, Paulo César Oliveira.

Vale lembrar que a pessoa com conjuntivite não deve tocar em objeto algum após coçar os olhos, pois a mão contaminada infectará a superfície, podendo transmitir a doença a outras pessoas. É necessário sempre que se lave as mãos para evitar a transmissão. “Tivemos alguns casos nos bairros José Cirilo, Joanópolis, Dornelas, Inconfidência e Cerâmica. Pedimos a todos para procurarem as UBS’s ou um médico de sua confiança. Não usem medicação sem orientação médica. A saúde é prioridade para a nossa Administração, por isso estamos orientando a todos para evitar a contaminação e procurarem o tratamento”, explicou o prefeito Grego.