Prefeitura oferece atendimento educacional especializado para centenas de crianças muriaeenses

11/07/2018 | 11:37 | Notícia

Objetivo é promover acessibilidade pedagógica para alunos com necessidades especiais; profissionais passam por constante capacitação para aprimorar acompanhamento

A Prefeitura de Muriaé oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) a centenas de crianças com necessidades especiais, alunas da rede municipal de ensino. Serviço complementar ao processo de escolarização, o objetivo do AEE é promover atividades pedagógicas que desenvolvem habilidades e auxiliam no aprendizado do aluno.

Na rede municipal, esse atendimento é oferecido em sete escolas. Além disso, 101 crianças especiais possuem o profissional de apoio especializado que as acompanha nas atividades escolares. “O objetivo do AEE é propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência possa construir o seu aprendizado, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível”, diz a coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Smeel), Pollyana Matos.

Segundo a secretária da pasta, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha, a meta é ampliar o número de salas de AEE na rede municipal. “Nosso intuito é proporcionar atendimento multidisciplinar aos nossos alunos, com recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para o desenvolvimento de sua aprendizagem”, diz.

O servidor público Nilson Machado, pai de uma menina de 6 anos, conta sobre os benefícios do projeto para a aprendizagem da filha. A menina começou a participar do projeto aos 3 anos, na Escola Municipal José Miguel Muahad. “Minha filha tinha dificuldades de socialização e, com o apoio do AEE, teve uma melhora considerável. Inclusive, aos 4 e 5 anos, ela não precisava mais estudar com o profissional de apoio, já tendo sua independência e habilidades desenvolvidas. Na formatura, foi escolhida para ser a juramentista da turma. Hoje, ela é elogiada na escola em que estuda”, conta. “O apoio no início da alfabetização foi fundamental”, completa.

Profissionais são capacitados para aprimorar atendimento

Desde 2017, as professoras de AEE e os profissionais de apoio especializado têm passado por diversas capacitações sobre temas como autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, deficiências intelectual e auditiva, dificuldade de aprendizagem, alfabetização e letramento. Para isso, a Prefeitura firma parcerias com instituições especializadas, como a Associação Muriaeense dos Autistas, Associação dos Surdos de Muriaé e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

“O atendimento às crianças especiais deu um salto significativo desde ano passado. Temos percebido essa diferença na aprendizagem dos alunos”, considera a professora de AEE da Escola Municipal Cândido Portinari, Sandra Campbell.

Além das capacitações de profissionais, o serviço recebeu outras melhorias a partir de 2017, como a reestruturação e padronização de documentos e protocolos pedagógicos utilizados nas salas de aula; o cadastramento do público-alvo do serviço; fortalecimento da relação pedagógica entre professores, diretores, pedagogos e famílias dos alunos; e fortalecimento da visão multidisciplinar dos casos. “Estamos empenhados em aprimorar cada vez mais a educação oferecida a essas crianças, para que tenham melhores condições de acesso, participação e aprendizagem”, diz o prefeito Grego.