Prefeitura investe mais do que é exigido por lei para melhorar atendimento na saúde

10/08/2017 | 14:00 | Notícia

Em Muriaé, Administração destina 27% de seu orçamento no setor, 83% a mais do que é determinado pela legislação

A Prefeitura de Muriaé está ampliando o investimento em saúde para melhor atender os muriaeenses. Nos cinco primeiros meses de 2017, a Administração investiu 27,5% de seus recursos no setor, enquanto que o exigido por lei é de 15% – ou seja, 83% a mais do que a legislação determina.

Um exemplo desse aumento de investimento na saúde pública é a prorrogação, até dezembro de 2017, do repasse de recursos para o Pronto Socorro do Hospital São Paulo. Atualmente, Muriaé custeia 100% do seu compromisso com o HSP – um valor que chegará a mais de R$ 3 milhões até o final do ano.

De acordo com a diretoria da instituição, 85% dos atendimentos feitos no local são direcionados a pacientes de Muriaé, enquanto que 15% são para pessoas de outras dez cidades da região – Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Miraí, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras. Destas, oito (incluindo Muriaé) já assinaram o termo de pactuação com o hospital para repasse de valores e apenas duas ainda não firmaram contrato.

SAÚDE É PRIORIDADE DA ADMINISTRAÇÃO, AFIRMA PREFEITO

Em Muriaé, o investimento do município na saúde pública é maior do que os valores repassados pelos governos Federal e Estadual juntos. O valor investido pela Prefeitura, nos cinco primeiros meses de 2017, corresponde a 51% do total aplicado no setor, enquanto o Estado e União contribuem com 21,4% e 26,9%, respectivamente, demonstrando a importância da melhoria da saúde na cidade para a nova gestão.

O prefeito Grego frisa que a saúde é uma área prioritária de sua gestão. “Estamos trabalhando para ampliar o atendimento e oferecer mais qualidade de vida aos muriaeenses. Investir na saúde é prioridade. Com uma gestão eficiente, estamos construindo um novo caminho para a saúde pública de Muriaé”, afirma.