Prefeitura informatiza sistema de ensino de Muriaé

14/11/2017 | 14:04 | Notícia

Novo modelo oferecerá maior controle de dados do aluno e das instituições escolares, promovendo modernização da educação na cidade

A Prefeitura de Muriaé está implantando um novo sistema de gerenciamento para a rede municipal de ensino. O Sistema para Administração Escolar (SisLame) oferecerá uma nova forma de trabalhar com os dados dos alunos e das instituições a partir de 2018. O modelo vai contar com a vida escolar do estudante como um todo, monitorando os dados e arquivando em pasta personalizada criada pelo programa. O objetivo é reunir todas as informações do aluno e da escola em arquivos digitais, oferecendo controle e acesso a informações pessoais e pedagógicas, a fim de agilizar os processos administrativos e promover a modernização no ensino da cidade.

O SisLame foi desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF e está sendo compartilhado com as prefeituras e governos estaduais. O sistema será implantado em escolas da cidade, modernizando e simplificando o trabalho administrativo e pedagógico. Será utilizado, por exemplo, para auxiliar em uma transferência entre instituições ou para levantar o número de alunos por séries ou em cada escola. “Vamos oferecer mais este benefício para as nossas crianças e jovens. Um monitoramento da vida escolar e um maior controle das atividades de cada escola. Desta forma, se um aluno precisar dos registros de notas e documentações, todo o material estará disponível em rede digital, podendo ser acessado de qualquer escola da cidade ou de outras localidades do país”, disse a secretária de Educação, Maria da Conceição de Souza, a Nininha.

Estamos trazendo uma inovação para Muriaé”, afirma prefeito

O novo modelo também permitirá uma melhor comunicação entre as escolas e a Administração, a fim de facilitar a troca de informações de forma ágil e eficiente. “Estamos trazendo uma inovação para Muriaé. A nova forma de trabalhar é a mais utilizada por cidades desenvolvidas de todo o país. Os alunos serão beneficiados e as escolas também. Poderemos realizar avaliação de nossa educação e desenvolver novas ações em parceria com as instituições de ensino de outros Estados. Estamos em busca de formas inovadoras para a educação, construindo assim um caminho mais seguro e promissor para os muriaeenses”, disse o prefeito Grego.