Parcerias Públicas

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) é uma agenda política ampla do governo federal que surgiu no contexto de insegurança jurídica, administrativa e institucional relacionado às organizações da sociedade civil (OSCs) e suas parcerias com o poder público. Os princípios e diretrizes do MROSC são decorrentes da sociedade democrática assegurada pela Constituição Federal de 1988 e que auxiliam na melhor compreensão do conteúdo da legislação. São eles: a participação social, o fortalecimento da sociedade civil, a transparência na aplicação dos recursos públicos, os princípios da legalidade, da legitimidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da economicidade, da eficiência e da eficácia.

No âmbito federal, foi editada a Lei nº. 13.019, de 31 de julho de2014, que tem por finalidade o aperfeiçoamento do ambiente institucional relacionado às OSCs e suas relações de parceria com o poder público nas suas distintas esferas. De cumprimento obrigatório para todos os entes governamentais, o MROSC produz grandes impactos na gestão pública e exigirá, para sua efetiva aplicação, a adoção de uma séria de medidas. A lei federal ora citada, estabelece ainda a necessidade de regulamentação estadual e municipal, com fim de haja adequação dos mandamentos gerais à realidade do ente específico.

Nesse sentir, no intuito de regulamentar o MROSC no âmbito municipal, partindo da Lei Federal nº. 13.019, de 31 de julho de 2014, foi editado pelo Município de Muriaé o Decreto nº. 8.110, de 07 de agosto de 2017, trazendo os procedimentos específicos a serem adotados pela Administração Pública Municipal e as OSCs para a celebração de parcerias.

 RECEBA AS NOTÍCIAS

Av. Maestro Sansão, 236, Centro - Muriaé, MG

CEP 36880-002 / Telefone / Fax: (32) 3696-3320

Desenvolvido por

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support