Muriaeenses recebem escrituras após décadas de espera

06/11/2018 | 16:35 | Notícia

Documentos foram obtidos após regularização de pendências junto à Cohab, através de iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura

Após espera que em alguns casos chegou a ser de décadas, famílias de Muriaé começaram a receber escrituras de casas adquiridas junto à Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG). Na última segunda-feira, dois desses documentos foram entregues aos beneficiários em suas próprias residências.

A entrega foi feita pelo prefeito Grego, que visitou os lares do senhor Sebastião dos Santos, no Inconfidência, e da dona Marinalva Lino, no Planalto. “Já faz mais de 30 anos que nós estamos aqui no bairro. Fomos uns dos primeiros moradores”, comentou a última. Ela recebeu a escritura em nome de seu marido, o senhor José Gonçalves Lino, que é o proprietário do imóvel.

Iniciativas da Prefeitura vêm facilitando acesso a escrituras
As conquistas de escrituras vêm se tornando mais fáceis graças a iniciativas desenvolvidas com este objetivo pela Prefeitura de Muriaé. Uma delas foi a disponibilização, desde janeiro de 2017, de uma servidora para atuar na resolução de assuntos relacionados à Cohab-MG. Além disso, também foi firmada parceria com a Companhia de Habitação, oferecendo desconto total nos juros para que as pessoas pudessem regularizar suas situações.

Outra frente foi o I Mutirão de Conciliações, feito juntamente com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Centro Universitário Unifaminas e a própria Cohab. A atividade, ocorrida no início de agosto, promoveu  reuniões com cerca de 200 muriaeenses que, após décadas de espera, ainda não haviam conseguido as escrituras. “Nós tivemos um índice altíssimo de acordos, e é bem provável que tenhamos outras edições futuramente”, disse, à época, a juíza Alinne Arquette.