Muriaé realiza 1ª Semana Municipal da Saúde Auditiva

07/11/2018 | 15:23 | Notícia

Campanha busca conscientizar pessoas sobre importância da saúde dos ouvidos

No dia 10 de novembro será comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Por tal motivo, a Prefeitura de Muriaé, por meio da equipe do Programa Saúde Auditiva do setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), está realizando até a próxima sexta-feira (09), a 1ª Semana Municipal da Saúde Auditiva nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde dos ouvidos.

Durante esta semana, todos os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) estarão nas unidades levando educação e informação à população sobre os sintomas da perda auditiva, assim como explicando sobre as causas, as formas de prevenção e tratamentos.

“Os muriaeenses podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para realizarem o teste auditivo e, caso seja necessário, serão encaminhados para avaliação audiológica. Convidamos a todos para participarem das atividades”, disse a assistente social e Referência Técnica em Saúde Auditiva da Secretaria Municipal de Saúde, Mirna Fraga.

A causa da surdez pode estar relacionada a fatores genéticos, ambientais ou decorrentes do envelhecimento. Em crianças, as doenças infectocontagiosas como meningite e rubéola são potenciais desencadeadoras de perda auditiva. Estudos mostram que a perda de audição tem se tornado mais comum entre os jovens. A causa apontada é a poluição sonora nas ruas, as vozes e ruídos intensos no trabalho e o som alto que sai dos fones de ouvido.