Muriaé está entre as 50 melhores cidades do país em ranking de transparência

18/12/2018 | 09:48 | Notícia

Município recebeu nota 9,14, alcançando a 49ª posição no Brasil e a 10ª no estado; avaliação foi feita pela Controladoria-Geral da União e Ministério da Transparência


Muriaé está entre as 50 melhores cidades do país no ranking de transparência. O município recebeu nota 9,14 na Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, feita Portal da Transparência do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Com isso, o município alcançou a 49ª posição em nível federal e a 10ª colocação em Minas Gerais.

Com a nota 9,14, Muriaé obteve melhor classificação que a capital Belo Horizonte, por exemplo, classificada em 11º no estado e 70º no país, com nota 8,94. Inclusive, superou a média dos estados (7,94), capitais (8,08) e municípios (6,5). Na região da Zona da Mata e Campo das Vertentes, ficou em terceiro lugar, ficando atrás somente de Viçosa (9,47) e Barbacena (9,44).

Na quarta edição da EBT – Avaliação 360º foram avaliados 691 entes federativos de 27 estados, sendo 72 municípios mineiros. A avaliação aconteceu entre 9 de julho e 14 de novembro, e todas as unidades receberam entre 0 e 10 pontos. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (12). Na terceira edição da iniciativa, realizada em 2016, a nota de Muriaé era de 1,38 pontos.

No início de 2017, a Administração instituiu o Diário Oficial Eletrônico, através do Diário Oficial dos Municípios Mineiros da Associação Mineira de Municípios (AMM), e passou também a publicar todos os editais de licitação em seu site. Além disso, no ano passado, a Prefeitura firmou parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), o que possibilita a divulgação de todas as informações da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O prefeito Grego destaca que transparência é o foco da gestão. “Administrar com transparência é o foco da nossa administração, pois entendemos que é nosso dever mostrar para cada cidadão muriaeense o que está sendo feito com o dinheiro público”, frisa. O prefeito também dedicou este resultado à equipe de servidores municipais. “Fico muito feliz por Muriaé se destacar em nível estadual no quesito transparência. O resultado se deve ao trabalho de nossa equipe, que presta serviço de qualidade e transparente à população”, diz.

A EBT – A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° é a metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros adotada pela CGU. A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação e de outros normativos sobre transparência nos estados, no Distrito Federal e nos municípios com 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com estimativas do IBGE em 2017).

Nesta edição da EBT houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva (pedidos de acesso à informação), mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet, como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estruturas administrativas, servidores públicos, acompanhamentos de obras públicas, entre outros).

Comentários

comentarios

 RECEBA AS NOTÍCIAS

Av. Maestro Sansão, 236, Centro - Muriaé, MG

CEP 36880-002 / Telefone / Fax: (32) 3696-3320

Desenvolvido por

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support