Máquina de Beneficiamento de café auxilia produtores rurais da região

01/11/2018 | 09:14 | Notícia

Equipamento utilizado para descascar café é cedido gratuitamente pela Prefeitura, permitindo que grãos sejam comercializados por preço superior

A Máquina de Beneficiamento de Café está circulando em sistema de rodízio para todos os proprietários rurais inscritos no programa da Prefeitura desde o ano passado. Ela já atendeu aos cafeicultores dos distritos de Bom Jesus, Pirapanema, Belisário, Itamuri, região do Pontão e muitos outros. O equipamento é utilizado para descascar o café, facilitando o serviço dos produtores e permitindo que os grãos sejam comercializados por um preço superior.

A Máquina de Beneficiamento de café ficou parada durante sete anos. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fez uma reforma no caminhão e na máquina para que ela voltasse a funcionar. “A comercialização do café em coco (café com casca) tem um preço bem reduzido. Desta forma, quando possibilitamos ao produtor descascar o café, ele consegue vender os grãos por um preço mais alto. O agricultor acaba ganhando bem mais”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho.

O extensionista agropecuário da Emater, Robério Torres, que também é cafeicultor, foi um dos beneficiados pelo serviço de beneficiamento. Ele explica que vender o café com casca é bem menos rentável a acrescenta que o produtor perde ao não retirar a casca, pois ela é um excelente adubo orgânico.

“O produtor de café colhe o produto, seca em sua propriedade e guarda na tulha. Quando ele vai vender, por exemplo, 1.000 quilos de café em coco, ele recebe apenas por 500 quilos, já que o café sem casca diminui o peso. O café quando é vendido limpo proporciona mais de 20% de lucro para o produtor. Lembrando ainda que a palha de café, a casca, é um excelente adubo com ótimas porcentagens de potássio. Lucramos muito mais com o beneficiamento e garantimos uma melhor adubação do solo”, explicou Robério Torres.

Os cafeicultores estavam vendendo os grãos com casca. O programa empresta a máquina gratuitamente e permite que os proprietários da região tenham maiores lucros com a safra. Para agendar os serviços da Máquina de Beneficiamento é preciso procurar o almoxarifado da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, na parte da manhã, por volta de 7h, e se cadastrar. O atendimento é por ordem de inscrição.

Serviço:

Máquina de Beneficiamento de Café

Quem pode solicitar: Cafeicultores da região de Muriaé

Agendamento: Rua Prefeito Teodoro Filho – bairro São José.

Hora: 7h às 8h30

Telefone para dúvidas: 3729 – 1203 (almoxarifado da Prefeitura)