Jazz, blues e culinária variada marcam sétima edição do ‘Gastronomia na Serra’

14/08/2017 | 16:35 | Notícia

Tradicional evento promovido pela Prefeitura reúne dezenas de restaurantes, bares e cervejarias nas ruas de Pirapanema

O clima frio de Pirapanema, distrito localizado a  16km de Muriaé, criou mais uma vez o cenário adequado para o tradicional festival Gastronomia na Serra. O evento promovido pela Prefeitura chegou à sua sétima edição, com início da noite de quinta-feira (10) e seguindo até domingo (13), oferecendo aos visitantes o melhor da culinária regional, shows de blues e jazz e disputa de voos de parapente, com o objetivo de incentivar o turismo na cidade.

Neste ano, a festa contou com a participação de 28 estabelecimentos, incluindo restaurantes, confeitarias, bares, lanchonetes e o grande sucesso do mercado gastronômico no momento, os chamados “food trucks”. Os cardápios trouxeram desde pastéis, espetinhos e outras opções de comida de boteco até pratos refinados com toque gourmet, criados por chefs renomados – entre eles, o muriaeense Felipe Rameh, considerado um dos mais talentosos de sua geração. Já as bebidas marcaram presença com vinhos selecionados e cervejas artesanais produzidas em Muriaé e outras cidades da região.

As atrações musicais ficaram por conta do Circuito Vi Jazz & Blues Festival, que fechou parceria com a Prefeitura para a edição deste ano. Na abertura, a atração foi o quinteto suíço de cordas Stephan Kurmann Strings. Na sexta, a banda Dixieland Jazz se apresentou pelas ruas do distrito, seguida por um dos maiores bluesmen do país, o guitarrista Big Joe Manfra; No fim de semana, o evento foi comandado no sábado pela cantora muriaeense Bruna Moreno e pelo músico indiano Aki Kumar; já no domingo, a banda Stone Age, de Cataguases, encerrou a festa apresentando repertório de rock internacional dos anos 70.

O prefeito Grego ressaltou que o evento foi promovido com economia de 85% em relação ao orçamento que havia sido calculado inicialmente. “Há quase dois meses, foi apresentada planilha com custos que chegavam a R$190 mil para a realização da festa, algo totalmente incompatível com o momento de crise que estamos atravessando no Brasil. E, de maneira muito competente e inteligente, a equipe da Fundarte fechou diversas parcerias e conseguiu organizar o festival com a mesma qualidade, mas por um valor consideravelmente menor, de aproximadamente R$30 mil”, afirma. “Com esta diferença, a Administração tem condições de aplicar os recursos públicos de outras formas, realizando mais obras e ações em benefício dos muriaeenses e mantendo em dia os seus compromissos com os servidores públicos”, completa.

Open de Parapente promete colorir céu de Pirapanema no fim de semana
No fim de semana, competidores de Muriaé e de diversas cidades da região e até de outros estados se reuniram na Rampa de Voo Livre Jacy Caetano, também em Pirapanema, para a disputa do Open de Parapente, evento que integra a programação do festival Gastronomia na Serra. O campeão foi Túlio Subirá, de Leopoldina, que ficou no ar durante 30m42s e conquistou 99,16 pontos. O segundo colocado foi Tiago Moreira da Silva, de Juiz de Fora (89,28 pontos), seguido pelo muriaeense Felipe Arêdes (86,06 pontos). Douglas Vieira, de Leopoldina, com 84,98 pontos, e Rodrigo Martins, de Duque de Caxias (RJ), com 77,20, completaram a classificação. A premiação total foi de R$4.300 divididos entre os cinco primeiros, além de entrega de troféus para os 10 participantes de maior pontuação.