“Força-tarefa” é realizada nas unidades básicas de saúde para melhorar qualidade dos serviços

11/08/2017 | 09:04 | Notícia

Objetivo da inspeção da Prefeitura é aprimorar atendimento aos muriaeenses e preparar unidades para visita do PMAQ-AB

As unidades básicas de saúde de Muriaé estão passando por uma vistoria preventiva. O objetivo da Prefeitura com a fiscalização é melhorar o serviço oferecido aos muriaeenses e preparar as unidades para a visita da equipe do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que virá de Belo Horizonte para avaliar o atendimento na cidade.

A cada dois anos, o Governo Federal envia equipes do programa aos municípios para analisar itens que influenciam na qualidade do serviço prestado à população. Após a avaliação, as cidades recebem uma nota, que pode ser considerada insatisfatória (zero), abaixo da média (30), média (60) e acima da média (100). Baseado nessa pontuação, são enviados recursos mensalmente às UBS como prêmio pelo atendimento considerado como adequado aos usuários do SUS.

Visando preparar as unidades para a inspeção do PMAQ-AB, e para que Muriaé receba uma nota satisfatória, que permita a vinda de mais recursos para a atenção básica, sete profissionais da Secretaria Municipal de Saúde montaram uma “força-tarefa” e estão realizando um “pente-fino” nos postos. A primeira vistoria começou na última quarta-feira (9), no Patrimônio São José. Na manhã desta sexta-feira (11), foi a vez do bairro São Pedro receber a visita da equipe da saúde. O procedimento vai prosseguir em todas as unidades da atenção básica do município. O secretário da pasta, Paulo César de Oliveira, frisa que as fiscalizações prévias não estão acontecendo somente devido à presença da equipe do PMAQ-AB em Muriaé (sem data prevista ainda de chegada à cidade), mas para aperfeiçoar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

PREFEITURA INVESTE NA MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE OFERECIDOS AOS MURIAEENSES

O prefeito Grego frisa que a Administração está se empenhando ao máximo para oferecer uma saúde pública eficiente e de qualidade aos muriaeenses. “A nossa gestão tem um olhar especial para a saúde de nossa cidade. Queremos, cada vez mais, oferecer serviços que melhor atendam a população, seja através da realização de projetos ou na capacitação dos nossos gestores e servidores, para, assim, construirmos um novo caminho para Muriaé”, diz.