Dia de Campo aborda sobre bovinocultura de leite

09/10/2017 | 17:18 | Notícia

Evento promovido pela Prefeitura em parceria com Emater proporcionou troca de experiência e aprendizado sobre novas técnicas

A criação de gado de leite foi o tema abordado durante um Dia de Campo que reuniu centenas de produtores de Muriaé e região na tarde da última sexta-feira (6), na Fazenda Boa Vista, no distrito de Belisário. Promovido pela Prefeitura em parceria com a Emater, o evento proporcionou a troca de experiências entre os participantes, que ainda conheceram novas técnicas e tecnologias aplicadas para esta área, a fim de aumentar a produção de leite em suas propriedades.

A programação incluiu palestras sobre pastagens em piquetes rotacionados (sistema de divisão das pastagens para ocupação do gado em períodos curtos de tempo), adubação de forrageiras, conservação de solo e água na propriedade e melhoramento do rebanho leiteiro. Os temas foram abordados por profissionais da Emater e de instituições parceiras.

Manoel Martins, produtor da Comunidade Pedra Alta, em Belisário, vai aplicar em sua propriedade o que aprendeu no Dia de Campo. “Aprendi diversas coisas neste evento que vou poder utilizar na minha fazenda. Vou fazer os piquetes rotacionados para melhorar a pastagem do gado”, conta. Já o produtor rural e veterinário, Marcelo Esteves, veio de Carangola para participar e conhecer as boas práticas realizadas na Fazenda Boa vista. “Eventos deste tipo são necessários no meio rural, pois proporcionam a troca de experiência e de tecnologias, que vão aprimorando as formas de atuar no campo, sempre com o objetivo de promover o bem-estar animal e melhorar os lucros no setor. Além disso, é uma forma de compartilhar métodos que estão dando certo, para que possamos seguir estes exemplos”, considera.

Dia de Campo promove troca de experiências e conhecimento de novas tecnologias

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho, conta que a Fazenda Boa Vista foi escolhida para sediar o Dia de Campo devido ao trabalho que realiza em prol do melhoramento genético do rebanho. “Decidimos realizar este evento nesta fazenda para difundirmos aos produtores da nossa cidade e região os novos métodos utilizados, para que eles possam aumentar a produção do gado leiteiro, através de novas técnicas”, frisa.

O prefeito Grego ressaltou a importância do evento para a troca de conhecimento entre o setor. “Queremos incentivar os produtores rurais a melhorarem cada vez mais, através de eventos e projetos como o Dia de Campo, que proporcionam ao homem do campo mais conhecimento, a fim de produzir mais e gerar mais renda para ele e sua família”, finaliza.