Defesa Civil de Muriaé firma parceria inédita com Corpo de Bombeiros

10/08/2017 | 15:29 | Notícia

Integração entre órgão da Prefeitura e corporação militar visa melhoria do planejamento e preparação para desastres, com foco no trabalho preventivo

Muriaé tornou-se a primeira cidade do Estado a compartilhar a estrutura física da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), órgão da Prefeitura de Muriaé, com uma instituição estadual de proteção e defesa civil. A parceria inédita com o Corpo de Bombeiros faz parte de um projeto de melhoria do planejamento e preparação para desastres. Lançada oficialmente na manhã da última quinta-feira (10), nas dependências do 2º Pelotão, no bairro Gávea, a integração entre ambas as instituições permite resposta e atendimento a desastres naturais mais rápidos aos muriaeenses, com ênfase no trabalho de prevenção e preparação.

Funcionando desde a última semana de maio deste ano no 2º Pelotão, a equipe da COMPDEC é composta por quatro servidores e um militar, representante do Corpo de Bombeiros junto ao órgão municipal. Além disso, o novo espaço oferece estrutura mais adequada para o trabalho, visto que o antigo local – em uma sala no Centro Educacional Dom Delfim (antiga Febem), na Barra – estava em situações precárias.

O comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, à qual o Pelotão é subordinado, capitão Patrick, frisa a importância da integração entre a corporação e a Defesa Civil para a prevenção e gestão de desastres naturais. “O intuito dessa união é que possamos desenvolver trabalhos preventivos, fazer a gestão do risco de forma conjunta e trabalhar todas as fases de proteção e defesa civil”, salienta.

INTEGRAÇÃO DE INSTITUIÇÕES TEM OBJETIVO DE DAR RESPOSTA MAIS RÁPIDA AOS MURIAEENSES

O planejamento e a preparação para desastres são capazes de reduzir o risco, o tempo de atendimento, o número de pessoas atingidas e os gastos com as ações de resposta e recuperação. A rotina da COMPDEC vai desde a realização de vistorias e acompanhamento dos casos em que os riscos são mais altos, até as orientações para as comunidades residentes nas áreas mais perigosas.

O município é recorrente em desastres naturais e deve estar devidamente preparado para atuar caso eles aconteçam. A parceria com o Corpo de Bombeiros aumenta a capacidade e a qualidade do planejamento e melhora a capacitação dos servidores na preparação para desastres. Além disso, também auxilia na interlocução entre os demais órgãos do município envolvidos na proteção e defesa civil.

O prefeito Grego frisa que a união entre as duas instituições trará benefícios para os muriaeenses, além de melhorar a estrutura e o local de trabalho para os funcionários do órgão. “A nossa Administração é focada no planejamento, visando o bem-estar dos muriaeenses. Essa integração vai trazer as respostas adequadas a qualquer momento e a cada situação, fazendo com que os problemas sejam amenizados com mais agilidade, para, assim, construirmos um novo caminho para a Defesa Civil de Muriaé”, diz.

Confira endereço, telefone, dias e horários de funcionamento da COMPDEC:
Endereço: Rua Manoel Pereira de Carvalho, s/n, Gávea
Telefones: 3721-0279 e 199
Horários e dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h; a partir das 17h e aos finais de semana, o órgão pode ser contactado pelo telefone de plantão: 98826-9846