Defesa Civil de Muriaé firma parceria inédita com Corpo de Bombeiros

10/08/2017 | 15:29 | Notícia

Integração entre órgão da Prefeitura e corporação militar visa melhoria do planejamento e preparação para desastres, com foco no trabalho preventivo


Muriaé tornou-se a primeira cidade do Estado a compartilhar a estrutura física da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), órgão da Prefeitura de Muriaé, com uma instituição estadual de proteção e defesa civil. A parceria inédita com o Corpo de Bombeiros faz parte de um projeto de melhoria do planejamento e preparação para desastres. Lançada oficialmente na manhã da última quinta-feira (10), nas dependências do 2º Pelotão, no bairro Gávea, a integração entre ambas as instituições permite resposta e atendimento a desastres naturais mais rápidos aos muriaeenses, com ênfase no trabalho de prevenção e preparação.

Funcionando desde a última semana de maio deste ano no 2º Pelotão, a equipe da COMPDEC é composta por quatro servidores e um militar, representante do Corpo de Bombeiros junto ao órgão municipal. Além disso, o novo espaço oferece estrutura mais adequada para o trabalho, visto que o antigo local – em uma sala no Centro Educacional Dom Delfim (antiga Febem), na Barra – estava em situações precárias.

O comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, à qual o Pelotão é subordinado, capitão Patrick, frisa a importância da integração entre a corporação e a Defesa Civil para a prevenção e gestão de desastres naturais. “O intuito dessa união é que possamos desenvolver trabalhos preventivos, fazer a gestão do risco de forma conjunta e trabalhar todas as fases de proteção e defesa civil”, salienta.

INTEGRAÇÃO DE INSTITUIÇÕES TEM OBJETIVO DE DAR RESPOSTA MAIS RÁPIDA AOS MURIAEENSES

O planejamento e a preparação para desastres são capazes de reduzir o risco, o tempo de atendimento, o número de pessoas atingidas e os gastos com as ações de resposta e recuperação. A rotina da COMPDEC vai desde a realização de vistorias e acompanhamento dos casos em que os riscos são mais altos, até as orientações para as comunidades residentes nas áreas mais perigosas.

O município é recorrente em desastres naturais e deve estar devidamente preparado para atuar caso eles aconteçam. A parceria com o Corpo de Bombeiros aumenta a capacidade e a qualidade do planejamento e melhora a capacitação dos servidores na preparação para desastres. Além disso, também auxilia na interlocução entre os demais órgãos do município envolvidos na proteção e defesa civil.

O prefeito Grego frisa que a união entre as duas instituições trará benefícios para os muriaeenses, além de melhorar a estrutura e o local de trabalho para os funcionários do órgão. “A nossa Administração é focada no planejamento, visando o bem-estar dos muriaeenses. Essa integração vai trazer as respostas adequadas a qualquer momento e a cada situação, fazendo com que os problemas sejam amenizados com mais agilidade, para, assim, construirmos um novo caminho para a Defesa Civil de Muriaé”, diz.

Confira endereço, telefone, dias e horários de funcionamento da COMPDEC:
Endereço: Rua Manoel Pereira de Carvalho, s/n, Gávea
Telefones: 3721-0279 e 199
Horários e dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h; a partir das 17h e aos finais de semana, o órgão pode ser contactado pelo telefone de plantão: 98826-9846

Comentários

comentarios

 RECEBA AS NOTÍCIAS

Av. Maestro Sansão, 236, Centro - Muriaé, MG

CEP 36880-002 / Telefone / Fax: (32) 3696-3300

Desenvolvido por

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support