Conselho de Defesa do Meio Ambiente gerencia cortes de árvores na cidade

26/10/2018 | 15:24 | Notícia

Objetivo: analisar retirada de árvores e determinar replantio de novas mudas, protegendo meio ambiente

Na reunião do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), na manhã desta quinta-feira (25), os membros efetivos do órgão votaram em solicitações de corte de árvores pela cidade. Foram autorizadas podas em diversas partes da área urbana. O objetivo do Conselho é analisar a necessidade de retirada da árvore e cobrar do solicitante o replantio de novas mudas, protegendo assim o meio ambiente.

Os membros do Codema se reúnem em todas as últimas quintas-feiras de cada mês para decidirem sobre podas e cortes de árvores em ruas e quintais. Nos encontros são lidas as solicitações, feitas as análises, realizada a votação e dadas às devidas autorizações para os cortes, assim como as compensações que precisam ser realizadas em prol do meio ambiente. O Conselho também define conflitos entre vizinhos, quando existe uma árvore entre duas propriedades, prejudicando a uma delas.

“Todo morador de Muriaé que quiser fazer o corte de árvore inicialmente abre o processo na Prefeitura e faz a justificativa técnica, dizendo o porquê da necessidade do corte. Algumas vezes, para construir uma casa é preciso cortar uma árvore na rua. Tal análise é registrada e verificada pelos técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e Obras e, então encaminhada para o Codema para análise do caso entre os membros do Conselho, que votarão na decisão final para que seja dada a autorização positiva ou negativa para o corte,” disse o engenheiro florestal da Prefeitura de Muriaé, Sérgio Vilhena.

Uma série de casos foi apresentada pelos técnicos que avaliaram caso a caso e definiram se era viável ou não realizar a poda ou corte em cada ocorrência. Estão autorizados os cortes de árvores no Posto Radar (antigo Posto Presidente), margens da BR-116 (dois cortes) – as árvores estão doentes; na 76ª Companhia de Polícia Militar (dezesseis cortes) – solicitação para construção de um muro para ampliar segurança da instituição; uma unidade na antiga empresa Líder, Avenida Monteira de Castro, na Barra (um corte) – solicitação do supermercado que vira a se instalar ali. As árvores que se encontram em áreas públicas, nos trevos e praças da cidade, são constantemente avaliadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Serviço:

Solicitação de poda ou corte: Centro Administrativo, 2º andar – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Informações: (32) 3696 – 3368