Apresentação de cartão do SUS será obrigatória para atendimento nas UBS’s

27/11/2017 | 14:26 | Notícia

Cartão poderá ser apresentado no celular ou impresso; registro possibilita repasse de recursos para Prefeitura a fim de ampliar investimentos na saúde

Pessoas que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Muriaé precisarão, a partir de 2018, ter o cartão do SUS em mãos ou salvo no celular. Para consultar, fazer exames, curativos ou demais procedimentos, será imprescindível a apresentação do número de registro para que a UBS possa contabilizar os serviços e enviar relatório para o Governo Federal. A prestação de contas do município junto ao Ministério da Saúde beneficia a população da cidade, pois a Prefeitura passa a receber adequadamente os repasses que são usados para compra de medicamentos e materiais hospitalares, melhorando o atendimento aos muriaeenses.

A exigência de apresentação do cartão do SUS já vem sendo cumprida desde o início de 2017, porém, a partir de 2018, será indispensável. Para ter o cartão em seu celular, as pessoas poderão baixar o aplicativo E + Saúde. Assim que abrir a página, é necessário preencher o formulário com documentos e endereço. Logo em seguida, aparecerá o cartão do SUS, que poderá ser salvo dentro do próprio celular para futuras apresentações nas UBS’s.

Cartões do SUS também podem ser feitos em computadores

Também será possível obter o cartão pela Internet do computador. Basta entrar no link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/ e clicar sobre o item pré-cadastro do cartão Nacional de Saúde. Abrirá o formulário a ser preenchido. Após pronto, ele gerará um número de protocolo que poderá ser usado enquanto o cartão original não chegar às mãos do solicitante. “Precisamos que todos tenham o seu cartão e o apresentem no momento que chegarem a Unidade. Somente com o seu registro, poderemos enviar relatórios consistentes para o Ministério da Saúde e alcançar recursos para melhorar a qualidade no atendimento”, lembrou o secretário de Saúde, Paulo César Oliveira.

O preenchimento deve ser realizado com atenção, pois não será possível fazer uma edição, após gerar o protocolo para o usuário. Para efetuar o cadastro de forma correta é preciso ter um endereço de e-mail. “Nossa intenção é melhorar, a cada dia mais, as UBS’s de Muriaé. Com a apresentação do cartão pelos muriaeenses, poderemos atender as exigências do Governo Federal e receber os recursos para a saúde da cidade. Com muito trabalho e ajuda da população, vamos construir uma Muriaé com um melhor atendimento para todos”, enfatizou o prefeito Grego.

COMO PEDIR O CARTÃO PELO CELULAR
1. Procurar Play Store entre os aplicativos do celular e clicar
2. Clicar na lupa e digitar: E + Saúde
3. Fazer o download do aplicativo
4. Abrir o aplicativo e preencher formulário com documentos e endereço
5. O cartão será disponibilizado
6. A pessoa pode salvar o cartão gerado pelo programa no próprio celular. Também poderá imprimir por conta própria.
7. Caso ache necessário, plastifique.

COMO PEDIR O CARTÃO PELO COMPUTADOR
1. Entrar no link – https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/
2. Clicar no item pré-cadastro do cartão Nacional de Saúde.
3. Preencher formulário com dados pessoais.
4. Após preenchido e dar ok o site gerará um número de protocolo que poderá ser usado enquanto o cartão original não chegar as mãos de usuário.
5. Quando o cartão original for gerado, pode-se plastificar.

COMO PEDIR O CARTÃO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
As pessoas que precisarem de auxílio para fazer o cartão podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde.
Endereço: Rua Vereador Messias Soares, nº 65, bairro Santo Antônio.
Documentos necessários: Identidade, CPF e comprovante de residência.