Apresentação de cartão do SUS será obrigatória para atendimento nas UBS’s

27/11/2017 | 14:26 | Notícia

Cartão poderá ser apresentado no celular ou impresso; registro possibilita repasse de recursos para Prefeitura a fim de ampliar investimentos na saúde


Pessoas que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Muriaé precisarão, a partir de 2018, ter o cartão do SUS em mãos ou salvo no celular. Para consultar, fazer exames, curativos ou demais procedimentos, será imprescindível a apresentação do número de registro para que a UBS possa contabilizar os serviços e enviar relatório para o Governo Federal. A prestação de contas do município junto ao Ministério da Saúde beneficia a população da cidade, pois a Prefeitura passa a receber adequadamente os repasses que são usados para compra de medicamentos e materiais hospitalares, melhorando o atendimento aos muriaeenses.

A exigência de apresentação do cartão do SUS já vem sendo cumprida desde o início de 2017, porém, a partir de 2018, será indispensável. Para ter o cartão em seu celular, as pessoas poderão baixar o aplicativo E + Saúde. Assim que abrir a página, é necessário preencher o formulário com documentos e endereço. Logo em seguida, aparecerá o cartão do SUS, que poderá ser salvo dentro do próprio celular para futuras apresentações nas UBS’s.

Cartões do SUS também podem ser feitos em computadores

Também será possível obter o cartão pela Internet do computador. Basta entrar no link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/ e clicar sobre o item pré-cadastro do cartão Nacional de Saúde. Abrirá o formulário a ser preenchido. Após pronto, ele gerará um número de protocolo que poderá ser usado enquanto o cartão original não chegar às mãos do solicitante. “Precisamos que todos tenham o seu cartão e o apresentem no momento que chegarem a Unidade. Somente com o seu registro, poderemos enviar relatórios consistentes para o Ministério da Saúde e alcançar recursos para melhorar a qualidade no atendimento”, lembrou o secretário de Saúde, Paulo César Oliveira.

O preenchimento deve ser realizado com atenção, pois não será possível fazer uma edição, após gerar o protocolo para o usuário. Para efetuar o cadastro de forma correta é preciso ter um endereço de e-mail. “Nossa intenção é melhorar, a cada dia mais, as UBS’s de Muriaé. Com a apresentação do cartão pelos muriaeenses, poderemos atender as exigências do Governo Federal e receber os recursos para a saúde da cidade. Com muito trabalho e ajuda da população, vamos construir uma Muriaé com um melhor atendimento para todos”, enfatizou o prefeito Grego.

COMO PEDIR O CARTÃO PELO CELULAR
1. Procurar Play Store entre os aplicativos do celular e clicar
2. Clicar na lupa e digitar: E + Saúde
3. Fazer o download do aplicativo
4. Abrir o aplicativo e preencher formulário com documentos e endereço
5. O cartão será disponibilizado
6. A pessoa pode salvar o cartão gerado pelo programa no próprio celular. Também poderá imprimir por conta própria.
7. Caso ache necessário, plastifique.

COMO PEDIR O CARTÃO PELO COMPUTADOR
1. Entrar no link – https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/
2. Clicar no item pré-cadastro do cartão Nacional de Saúde.
3. Preencher formulário com dados pessoais.
4. Após preenchido e dar ok o site gerará um número de protocolo que poderá ser usado enquanto o cartão original não chegar as mãos de usuário.
5. Quando o cartão original for gerado, pode-se plastificar.

COMO PEDIR O CARTÃO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
As pessoas que precisarem de auxílio para fazer o cartão podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde.
Endereço: Rua Vereador Messias Soares, nº 65, bairro Santo Antônio.
Documentos necessários: Identidade, CPF e comprovante de residência.

Comentários

comentarios

 RECEBA AS NOTÍCIAS

Av. Maestro Sansão, 236, Centro - Muriaé, MG

CEP 36880-002 / Telefone / Fax: (32) 3696-3300

Desenvolvido por

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support